13 julho 2009

Palavra de Urso


Pra começo de conversa, Urso que é Urso não tem meias palavras, vai direto ao assunto. Desse modo, este espaço visa promover o encontro, a troca de idéias e a manifestação daqueles que vestem a pele de Urso, que são machos (no melhor sentido) o suficiente para afirmar sem vergonha seu desejo por outros homens, também machos o suficiente.

Essa postura afirmativa não se consegue sem a consciência de si mesmo, o que vem com a maturidade intelectual, nem sempre em sincronia com a etária. A independência econômica e autonomia dos esquemas formais societários, como os vínculos familiares e religiosos, é medida indispensável para uma vida plena de Urso, que, em outras palavras, deve ser dono de seu nariz.

O Urso é uma das categorias do universo homossexual e como tal tem suas singularidades. Em respeito às diversas expressões da “sopa de letrinhas” LGBT, sem cair na armadilha da discriminação, o Urso passa ao largo da afetação e maneirismo de muitos homossexuais e chama para si o direito de se organizar de forma política e associativa com dos que comungam os mesmos prazeres e ideais.

É hora de a Paraíba ter suas comunidades de Urso, ocupar os bares mais intimistas e liberais, promover suas festas e fóruns e traçar seu próprio rumo na luta pelo respeito a sua expressão homossexual.

Henrique Magalhães

Um comentário: